A SRS Legal assegurou a assessoria jurídica na criação da RECAPS, a primeira entidade em Portugal a estabelecer um sistema integrado de recolha, transporte, tratamento e reciclagem de cápsulas de café.
A sociedade foi constituída com a colaboração da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e reúne, neste momento inicial, catorze das maiores marcas do setor (Bellissimo, Delta Q e Ginga, da Delta Cafés; Torrié, da José Maria Vieira; Chave D’Ouro, Nicola e Segafredo, da Massimo Zanetti; Buondi, Nescafé Dolce Gusto, Nespresso, Sical e Starbucks, da Nestlé Portugal; Bogani, da NewCoffee; UCC, da UCC Coffee), que juntaram esforços em prol de um valor social maior: a promoção da sustentabilidade ambiental.
A SRS Legal prestou assessoria jurídica especializada tanto à AICC quanto às empresas fundadoras da RECAPS, liderando todos os aspetos societários e de compliance necessários para a constituição da sociedade. O projeto envolveu uma colaboração estreita entre as áreas de Corporate - liderada por Nuno Miguel Prata (sócio) e Andreia Rodrigues Lopes (associada) - e de Concorrência - liderada Gonçalo Anastácio (sócio) e Manuel Martinho Lopes Rocha (associado) – da SRS Legal.
Na linha do que já vem acontecendo em vários países europeus, a iniciativa RECAPS representa um marco inovador no panorama empresarial e ambiental português, ao assegurar que as cápsulas de café usadas sejam corretamente encaminhadas e recicladas. Este esforço das principais empresas do setor resulta de um compromisso claro com a economia circular e com a redução da pegada ecológica.
A constituição da RECAPS reflete o compromisso da SRS Legal em apoiar projetos inovadores e sustentáveis, que promovam a colaboração entre setores e contribuam para um futuro mais verde e responsável.