Raquel Sampaio venceu o prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2024, na categoria de 'Estudos e Investigação', com o estudo Exploração das ligações entre a forma jurídica e a sustentabilidade financeira das organizações híbridas: Desafios do contexto português.
Este estudo investiga a forma como a escolha da forma jurídica impacta a sustentabilidade financeira de organizações híbridas em Portugal, especialmente num contexto onde não há uma forma jurídica específica para empresas sociais. O trabalho explora a capacidade adaptativa dessas organizações para alcançar a sua missão social e garantir a sustentabilidade financeira.
A Cerimónia Pública de entrega dos prémios decorreu a 24 de janeiro de 2025, no Goethe-Institut Portugal, em Lisboa. Pode ver o momento da entrega do prémio a Raquel Sampaio, aqui. Cerimónia completa, aqui.
O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social ou na divulgação da personalidade, atividade cívica e obra de António Sérgio. Foram distinguidos oito projetos vencedores: dois na categoria 'Inovação e Sustentabilidade'; dois na categoria 'Estudos e Investigação' (um deles para Raquel Sampaio); dois na categoria 'Estudos e Investigação na Lusofonia'; um na categoria 'Trabalhos de Âmbito Escolar'; e um na categoria 'Trabalhos Jornalísticos'. Foram ainda atribuídas sete menções honrosas. Na categoria especial 'Personalidade do Ano da Economia Social' foram reconhecidos - ex aqueo - Artur Filipe Veiga Martins e Maria Amélia Ferreira - com o 'Prémio Honra à Carreira' - e Mariana Dolores - com o 'Prémio Honra à Capacidade Empreendedora'.