Pedro Rebelo de Sousa, Senior Partner da SRS, é o único membro convidado português a participar da "Transatlantic Task Force on Latin America", um organismo que pretende discutir a relação trilateral através do mapeamento de uma nova era para a América Latina, Estados Unidos e Europa que reforçará o mercado transatlântico. José María Aznar, ex-primeiro-ministro de Espanha, Cristopher J. Dood, Chairman e CEO Motion Picture Association of America e Adrienne Arsht, Chairman Emerita TotalBank, são, respectivamente, co-chairs e honorary chair desta organização.
Neste grupo de trabalho, o entendimento é de que é chegado o tempo de redefinir a parceria transatlântica, pelo que o grupo produziu um relatório com recomendações políticas que têm como objetivo impulsionar esta parceria trilateral.
Juntos, os Estados Unidos, Europa e América Latina devem construir um relacionamento mais forte, mais igualitário, com base na partilha de valores, o que é do interesse económico, político e de segurança de todos.
Estabelecer os fundamentos de uma nova era de diálogo mais profundo, entre América Latina, Europa e Estados Unidos, juntamente com o Canadá, trará vantagens para cada uma das partes, tanto da perspetiva económica como estratégica.
Sendo certo que a América Latina ainda tem trabalho a fazer no fortalecimento das instituições democráticas, também é um facto que a região tem demonstrado uma dedicação notável no desenvolvimento da estabilidade política e, em muitos casos, de economias abertas. Numa altura em que emergem outras potências mundiais que não partilham estes valores é crucial que a América do Norte, Europa e América Latina usem esta base comum para cooperar a favor do avanço dos princípios democráticos, impulsionando a economia e a competitividade política num mundo em acelerada mudança.