José Luís Moreira da Silva representou a SRS Legal no 1.º Congresso da Federação dos Advogados de Língua Portuguesa (FALP), em São Paulo, Brasil. O evento, que decorreu nos dias 21 e 22 de novembro, teve como tema "Desafios da Advocacia Lusófona".
O sócio da SRS Legal participou num painel de debate, no dia 21 de novembro, dedicado ao tema "Tendências legislativas e jurisprudenciais em matéria de arbitragem em mediação". Este painel contou ainda com Mariana França Gouveia (Sócia da PLMJ - Portugal), Frederico Rato (Sócio da Rato, Ling, Lei & Cortés - Macau), Manuel Pina (Sócio da SAMP, Serviços de Advocacia, Manuel de Pina e Associados, Sociedade de Advogados, R.L. - Cabo Verde) e Gabriel Seijo Leal de Figueiredo (Sócio da Cescon Barrieu e Presidente da Comissão
de Arbitragem e Mediação da FALP - Brasil).
O Congresso contou com várias sessões de trabalho em diversas áreas do direito, organizadas pelos Centros de Conhecimento da FALP (Comissões e Grupos de Trabalho), pelo Observatório do Estado de Direito da FALP e ainda pela Federação dos Institutos de Advogados. No sentido de fomentar as relações profissionais entre os advogados de língua portuguesa das diversas jurisdições, contou ainda com dois almoços onde se reuniram participantes, oradores e convidados.
A abertura esteve a cargo de Renato de Mello Jorge Silveira (Presidente da Federação Nacional dos Institutos de Advogados do Brasil), Marcelo Nobre (Presidente da Comissão de Direito Lusófono do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil), Hernani Oliveira Soares (Bastonário da Ordem dos Advogados de Cabo Verde) e Pedro Pais de Almeida, (Presidente da FALP). No final do congresso foi feito o lançamento da Revista de Direito ao Desenvolvimento da Federação de Advogados de Língua Portuguesa (“RDDFALP”), uma revista eletrónica da FALP que circulará gratuitamente em todas as jurisdições de língua portuguesa. Houve ainda lugar a uma homenagem ao Professor Arnoldo Wald.