José Luís Moreira da Silva, Sócio da SRS Advogados, acaba de ser eleito o novo Presidente da Direcção da ASAP – Associação das Sociedades de Advogados de Portugal. A Associação pretende agora ser uma voz activa junto do poder político e promover o desenvolvimento das novas tecnologias no sector da advocacia.
A Assembleia Geral da ASAP, que decorreu a 24 de Outubro, elegeu os novos órgãos sociais para o próximo triénio, de 2019/2020. A nova Direção propõe-se ser uma voz ativa em defesa das sociedades de advogados junto do poder político e na promoção das novas tecnologias na Advocacia, além de pretender contribuir para uma melhor compreensão junto da opinião pública do papel desempenhado pelos advogados integrados em sociedades de advogados.
A ASAP é a Associação das Sociedades de Advogados Portuguesas, criada em 2002, contando atualmente com cerca de 80 Sociedades de Advogados Associadas de diferentes dimensões, quer no que respeita a número de sócios, associados e colaboradores quer em volume de carteira de clientes. Foi criada para defender os interesses das sociedades de advogados portuguesas com total liberdade e independência e é a única associação do género em Portugal. Estudamos e tomamos posição sobre tudo o que respeita ao exercício da advocacia sob forma societária.
Sobre José Luís Moreira da Silva
José Luís Moreira da Silva é Sócio da SRS Advogados e responsável pelos Departamentos de Direito Público e Ambiente. Inscrito na Ordem dos Advogados Portuguesa desde 1986, tendo sido reconhecido pela Ordem como especialista em Direito Administrativo desde 2004.
Foi Assessor do Governo na área das infra-estruturas rodoviárias e portuárias e Deputado à Assembleia da República nas décadas de 80 e 90. Foi membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e, até 2009, membro do Conselho Superior da Magistratura, sempre eleito pelo Parlamento.
É membro da UIA, tendo sido designado em 2012 Presidente da Comissão de Direito Administrativo da Union Internationale des Avocats (UIA), uma das maiores desta organização.
Acumula ainda uma enorme experiência profissional no Direito Contencioso, vindo desde há muito a assessorar entidades públicas e privadas neste domínio. É autor de diversas publicações e colabora regularmente em cursos universitários sobre Direito Administrativo e é sócio de várias associações científicas de Direito Público.