Carla Neves Matias participou como oradora no V Forum g7+ Women, um evento que decorreu a 12 de dezembro, em formato online, sob o mote "Women's access to economic and financial resources in fragile countries".
A sócia da SRS Legal participou num painel de debate intitulado "Como promover o empoderamento e o acesso pleno das mulheres aos recursos económicos e financeiros?", juntamente com Celmira Sacramento (Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe), Ana Paula Laborinho (Diretora da Organização de Estados Ibero-americanos, Portugal), Alda Ramos (Diretora do Instituto Nacional para Promoção da Igualdade e Equidade do Género, São
Tomé e Príncipe) e Mariana Oliveira (Sócia/Partner, Abreu Advogados, Portugal). Juntas, as oradoras abordaram as discriminações e desigualdades ainda existentes nestas áreas - a nível legislativo, judicial, social, de políticas - e propostas para responder a essas desigualdades.
O Fórum g7+ sobre Mulheres, Resiliência e Desenvolvimento constitui um canal para incentivar a partilha de conhecimento entre pares sobre soluções para a igualdade de género e empoderamento das mulheres.
Este fórum multi-países, organizado pela Fundação g7+ Lisboa, constitui um espaço no qual os países do g7+, os parceiros e peritos podem partilhar ideias e lições aprendidas, bem como debater soluções em benefício das raparigas e mulheres em contextos de fragilidade e afetados por conflitos, e, consequentemente, em prol da construção da paz, da resiliência e do desenvolvimento. Ao encorajar a reflexão e o debate sobre estas questões, o Fórum contribui para uma ação mais robusta, informada e coordenada por parte dos decisores destes países para promover a igualdade de género e remover obstáculos à plena participação das mulheres a nível político, económico e social.
O Fórum é copresidido em permanência pela Serra Leoa (Dra. Abie Kamara) e pela Finlândia (Embaixadora Satu Suikkari-Kleven) e por outros Estados membros do g7+ numa base rotativa.
Os Fóruns têm uma periodicidade semestral, são realizados em formato online e transmitidos pelo Facebook e Youtube a partir da Delegação Europeia do g7+. Os Fóruns contam com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P.
O resumo das intervenções e debates nos quatro Fóruns já realizados é publicado em relatórios bilingues, os quais podem ser consultados aqui.