«Já José Jácome, sócio responsável pelo departamento de Resolução de Litígios da SRS Legal, “o discurso da falta de meios tem muito que se lhe diga”. Segundo frisa, “temos mais juízes per capita do que muitos países economicamente mais evoluídos e muito mais juízes per capita do que os países da ‘Common Law’-, onde o direito é criado ou aperfeiçoado pelos juízes. São exemplos dessa realidade o Reino Unido, o Canadá ou Austrália.
Isto dito, o sócio da SRS entende que “há muitas melhorias a implementar no domínio das instalações, da assessoria e dos sistemas informáticos”, mas José Jácome considera que “há ferramentas de IA que podem ajudar na simplificação dos procedimentos e na produtividade”. Contudo, sustenta ainda, “a implementação de ferramentas de IA nesta matéria tem de ser cuidadosa e aguardar a entrada em vigor e subsequente consolidação das regras decorrentes do Regulamento e da Diretiva da União Europeia nesta matéria”.
[...]
(...)José Jácome (...) defende “uma melhoria substancial da remuneração dos juízes, associada a garantia da qualidade por via de uma avaliação rigorosa e moderna com despedimento dos que não servem”. Por outro lado, considera importante a “simplificação radical dos procedimentos”.
Também este advogado fala na especialização, sublinhando que “não serve de nada ter tribunais especializados se os juízes não são especializados e não permanecem nesses tribunais”. Por fim, José Jácome defende um ”foco absoluto na eficácia prática das decisões na vida real”.»