«A SRS Legal prestou assessoria jurídica à Krones AG em operação de aquisição de participação de 45% na Perfinox.
A equipa da SRS Legal foi liderada pelo sócio da equipa de Private Equity & Venture Capital Gustavo Ordonhas Oliveira e contou com a participação de Marco Silva Garrinhas (Coordenador) e Joana Ferreira Gonçalves (Associada), bem como de uma equipa multidisciplinar de advogados, na realização de due diligence legal à Perfinox e elaboração e negociação dos contratos e documentos da transação.
Esta operação envolveu a aquisição da participação acionista detida na Perfinox por fundos de capital de risco geridos pela Explorer Investments e a subscrição de um aumento de capital social da Perfinox. O valor da transação não foi divulgado.
A operação iniciou-se em outubro de 2023 e o closing ocorreu em abril de 2024. A transação envolveu realização de due diligence legal à sociedade Perfinox e à sociedade Cambra (sociedade detida integralmente pela Perfinox), que decorreu entre outubro de 2023 e dezembro de 2023 e a preparação e negociação dos documentos legais inerentes à transação, que decorreu entre dezembro de 2023 e abril de 2024.
A Perfinox é uma empresa portuguesa que providencia soluções para a preparação e preservação de produtos de alta viscosidade, como hummus, ketchup, condimentos e inovações em vegan food. As aplicações incluem soluções para mistura, confeção e emulsificação bem como pasteurização através da utilização de trocadores de calor de superfície.
A transação revestiu-se de “especial complexidade” na medida em que envolveu, sob o ponto de vista jurídico “uma due diligence legal que incidiu sobre um grupo empresarial de cariz industrial e tecnológico de elevada dimensão (faturação anual de aproximadamente 14 milhões de euros), com forte componente tecnológica e exportadora e com mais de 120 trabalhadores, que implicou a análise profunda de um conjunto alargado de documentação e temas, com especial enfoque em matérias financeiras, comerciais, imobiliárias, regulatórias e laborais”, segundo explicou fonte oficial da SRS Legal à Advocatus.
Bem como a “ elaboração e negociação de toda a documentação da transação, incluindo a negociação paralela da Krones AG com os acionistas fundadores da Perfinox (titulares de 75% do capital social) e com os fundos de capital de risco geridos pela Explorer Investments (titulares de 25% do capital social)”, concluiu.»