«O advogado Carlos Costa Pina considera que os mercados voluntários de carbono são uma "oportunidade para novos players" e antecipa regulamentação sobre estes instrumentos de redução de emissões durante este ano, após a publicação da lei que os criou em janeiro.
O advogado e antigo secretário de Estado do Tesouro e Finanças Carlos Costa Pina disse esta sexta-feira que o "aparecimento de produtos financeiros verdes do lado da oferta", das empresas da banca e dos seguros, "é uma forma de estimular o aparecimento de projetos verdes do lado da procura", o que acelera a transição para a sustentabilidade.
"Não é só preciso greenwishing, mas também fazer o greenwalking", afirmou Carlos Costa Pina, na conferência "ESG e a gestão de risco" organizada pela SRS Legal. O sócio da SRS Legal e ex-administrador da Galp e da CMVM deu como exemplo de "oportunidade para os novos players" os mercados voluntários de carbono, para os quais se espera regulamentação durante este ano, após apublicação da lei de janeiro que os criou.»