«Os acionistas que detêm a empresa de cerâmica portuguesa Gresart – Cerâmica Industrial venderam 100% do capital social desta subsidiária à concorrente Gres Panaria Portugal, do grupo italiano Panariagroup Industrie Ceramiche. O negócio foi revelado esta segunda-feira pela sociedade de advogados SRS Legal, que assessorou juridicamente os acionistas da Gresart.
“Esta aquisição insere-se na estratégia de crescimento da multinacional italiana Panariagroup Industrie Ceramiche S.p.A em Portugal, que integra as marcas comerciais Love Tiles e Margres, e reforça a sua quota de mercado no sector de pavimentos e revestimentos cerâmicos em Portugal”, explicou o escritório de Pedro Rebelo de Sousa, em comunicado divulgado esta tarde aos meios de comunicação social.
A equipa de advogados da SRS Legal envolvida na transação foi liderada pelo sócio Gustavo Ordonhas de Oliveira, responsável pela área de private equity e capital de risco, e contou ainda com a participação do associado sénior Miguel Pereira Bonifácio, de Corporate & Finance.
A Gresart foi fundada em julho de 1981 e tem a sede no coração da região centro de Portugal, mais precisamente em Oliveira do Bairro, uma cidade do distrito de Aveiro, “onde, pela abundância e qualidade de recursos em matérias-primas e meios humanos, se cimentou a melhor tradição da indústria cerâmica portuguesa”, crê a empresa nacional.
Por sua vez, a Gres Panaria foi criada em 2006, um ano após a aquisição da segunda fábrica do Panariagroup em Portugal, na cidade de Aveiro, para produção de material cerâmico para a marca Novagres, que, entretanto, sofreu um rebranding e passou a chamar-se Love Tiles. Quatro anos antes, em 2002, o Panariagroup comprou a primeira unidade industrial, em Ílhavo, produzindo material cerâmico para a marca Maronagres – hoje conhecida por Margres.
“Estas duas unidades industriais têm uma capacidade instalada de 8 milhões de metros quadrados por ano. A Gres Panaria Portugal S.A. emprega em Portugal cerca de 500 colaboradores. Para além das áreas produtivas e administrativas, as marcas possuem ainda showrooms próprios em Aveiro e Lisboa”, informa a empresa que fica agora com a gestão da Gresart.»