A SRS Advogados e a Lexdebata lançam a 3º edição do Prémio Pessoa Jorge, depois do sucesso das duas edições anteriores, que contaram com várias candidaturas de estudantes portugueses e de Países de Língua Oficial Portuguesa.
O prémio destina-se a galardoar o melhor trabalho de investigação, em português e inglês, apresentado com uma análise crítica inédita (de doutrina, jurisprudência e/ou legislação), em todas as áreas do Direito e terá um valor de 3 mil euros ao qual acresce a eventual publicação do trabalho e de um estágio na sociedade. O júri é constituído por especialistas de reconhecido prestigio e mérito científico nas diversas áreas do Direito.
“Este prémio foi criado em homenagem ao Professor Doutor Fernando Pessoa Jorge, grande figura do Direito no nosso País e visa promover a investigação nesta área do saber e o investimento na promoção de novos talentos na área do Direito. Esta aposta na formação de jovens tem sido a base da nossa sociedade, desde sempre”, realça Pedro Rebelo de Sousa, sócio sénior da SRS Advogados.
Na 1ª Edição do Prémio, o vencedor foi Guilherme Oliveira e Costa, com o trabalho de investigação «O Impacto do Parecer 2/2015 do TJUE na política comercial da União Europeia: mudança de paradigma na celebração da “nova geração” de Acordos de Comércio Livre». Na 2ª edição do Prémio, o vencedor foi Joel Araújo Alves com o tema "Da sociedade transparente à sociedade opaca? Algumas nótulas sobre o impacto do RGPD nos planos da transparência e democraticidade da administração pública".
O júri é presidido pelo professor Manuel Porto (da Universidade de Coimbra) e composto por Carlos Santos Ferreira (Consultor da SRS Advogados), Joana Farrajota (Universidade Nova de Lisboa), Manuel Almeida Ribeiro (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa), Paula Rosado Pereira (Universidade de Lisboa) e Rita Lynce de Faria (Católica Research Centre for the Future of Law).